Hamilton se desentende com engenheiro: "Está chateado comigo?"

Hamilton se desentende com engenheiro: "Está chateado comigo?"
A relação às vezes tumultuada entre Lewis Hamilton e o engenheiro de pista Riccardo Adami ganhou mais um capítulo neste domingo (25). Durante a prova em Mônaco vencida por Lando Norris, os dois voltaram a ter comunicação truncada, e o italiano, responsável pela estratégia do heptacampeão na Ferrari, chegou a perguntar se o piloto estava chateado.Dois momentos geraram ruído entre ambos – primeiro, Hamilton não entendeu um pedido de Adami: “Acelere, esta é a nossa corrida”. Depois, a três voltas do fim da prova, Lewis ocupava o quinto lugar e perguntou ao engenheiro se a distância dele para os quatro primeiros colocados era de cerca de um minuto. Adami deu resposta imprecisa:

- Charles (Leclerc) está com pneus médios, e a McLaren está com duros, virando 1m16s e lutando – disse o engenheiro.Na sequência, Hamilton rebateu: “Você não está respondendo à pergunta. Eu acho que não importa, na verdade, mas estou só perguntando se estou um minuto atrás ou...”. Foi só aí que Adami deu a informação correta – Lewis estava 48 segundos atrás dos rivais.

Hamilton cruzou a linha de chegada na quinta posição e, pelo rádio, agradeceu ao trabalho dos mecânicos, que consertaram o carro do heptacampeão após a batida no terceiro treino livre.

- Obrigado aos rapazes por consertar o carro. O fim de semana não foi dos mais fáceis, mas vamos seguir... - disse Hamilton.

A mensagem do ferrarista não foi respondida pelo engenheiro. Após alguns segundos de silêncio total, Hamilton questionou:

- Você ficou chateado comigo?
Mais uma vez, Riccardo Adami se manteve sem falar uma palavra sequer - o único barulho foi o dos motores do carro do veterano até a chegada ao pit lane.Em entrevista depois da prova, Hamilton comentou a primeira falha de comunicação com Adami pelo rádio e disse que ficou perdido com a informação do engenheiro, sem saber exatamente qual era o objetivo na prova:

- Não foi muito claro. A informação não foi exatamente clara, eu não entendia o "Essa é nossa corrida". Não sei pelo que estamos lutando, é pela posição da frente ou o quê? Mas na verdade quando eu olho as informações, eu não estava em lugar algum (na disputa). Eu usei muito os meus pneus no momento, mas ainda estava muito longe deles, de qualquer forma. Pelo menos a gente avançou - avaliou o inglês.

Hamilton viveu uma corrida pouco movimentada: sem poder atacar os pilotos à frente e com a pouca possibilidade de ser ultrapassado por causa do circuito estreito, restou a ele esperar por algo de diferente – o que não aconteceu.

- Eu estava no meio do nada, largando em sétimo lugar por causa da punição eu fiquei atrás de dois carros por algum tempo. Até consegui me livrar deles, mas a diferença era grande, eu não estava em lugar algum. Eu precisava de um safety car ou alguma coisa assim – concluiu.

Não é a primeira vez
Hamilton e Adami já se envolveram em outros episódios de desencontro na atual temporada, e um deles aconteceu no mesmo GP de Mônaco, mas no sábado. Durante a classificação, Lewis recebeu uma informação errada do engenheiro italiano e acabou perdendo três posições no grid de largada.O heptacampeão vinha em volta lenta e estava na linha de fora do traçado, o que é o padrão. Adami avisou a Hamilton que Verstappen estava se aproximando, mas depois afirmou que o holandês também estava lento. No entanto, o piloto da RBR vinha em volta rápida, se assustou com os movimentos que Lewis fez com o carro e acabou desistindo da tentativa.Com isso, a direção de prova considerou que Hamilton atrapalhou Verstappen e puniu o britânico.

Ainda na primeira corrida do ano, na Austrália, Hamilton reclamou com o engenheiro por causa da repetição de informações. Na ocasião, o piloto se irritou com a quantidade de vezes que Adami fazia comentários e pediu para que fosse ele a tomar as decisões, mas não foi atendido.

Outro momento ríspido aconteceu no GP de Miami, quando a Ferrari ficou indecisa com as estratégias de Hamilton e Leclerc. Primeiro, a equipe pediu ao piloto de Mônaco para ceder a posição ao britânico, que vinha com pneus mais rápidos e poderia atacar o sexto colocado Kimi Antonelli, da Mercedes.A posição foi cedida, mas Lewis não conseguiu encostar no calouro italiano e ainda ficou perto de Leclerc. Quase no fim da corrida, a Ferrari decidiu fazer uma nova troca e mandou Hamilton devolver a posição que tinha sido cedida pelo monegasco. Com a troca, o veterano passou a ser atacado por Carlos Sainz.

Quando Adami informou ao piloto a distância em relação ao espanhol, Hamilton se irritou e questinou: “Você quer que eu deixe ele passar também?”. No fim, o inglês conseguiu manter a posição.

Comentários (0)

Ainda não há comentários aprovados. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário